sexta-feira, 23 de maio de 2008

Trabalhos em Stopmotion

Stop motion é uma modalidade de animação que utiliza modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).

Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton. A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema criado com esta ideologia, majoritariamente trabalhos de animação, pelo o que os trabalhos ficam com um toque característico distinto.

Ora pois pois, depois dessa explicação básica tirada do wikipédia por mérito da minha preguiça de digitar algo mais detalhado vou contar as experiências que tive com esse tal stopmotion.
No final do segundo semestre de 2007 na disciplina de Oficina de Criatividade, mestrada por ninguém menos que Fabiana Piccinin, recebemos o trabalho de fazer um mini-metragem de 1 minuto, no qual poderíamos usar qualquer técnica. A Carine e eu então resolvemos fazer algo diferente, uma animação usando stopmotion.
A idéia inicial seria juntar tudo que era brinquedos da nossa infância e fazer uma confraternização deles (idushsdauihas) mas no fim só conseguimos as barbies que a Carine tinha em casa... e também a idéia da confraternização foi pras cucuias, resolvemos fazer uma coisa trash e tosca (de propósito).
O roteiro então seria algo do tipo um trailer de um remake de "O Exorcista" já que as barbies giram toda a cabeça e blablabla. Entre pré-produção, produção e pós-produção o genial foi a tarde em que fizemos a produção, em que estavam a Carine e eu, na garagem da casa dela mechendo nas bonecas e tirando fotos, todos que passavam na rua nos olhavam com umas caras muito bizarras, deviam pensar "credo, 20 anos e ainda brincam de boneca"... uma velhinha ainda começou a rir de mim, e eu super simpático rí mais ainda da roupa dela, que era bizarra, mas enfim, aí vai o resultado:

The Crawley's Mansion


+ Na noite em que recebemos esse trabalho, estava eu em casa pensando em como fazer tal exercício e acabei criando esse aqui, coisa rápida, demorei 15 minutos na produção (tirando as fotos)e mais 15 pra pós-produção (montagem e finalização). Não existiu pré-produção. Coloquei os bichinhos de pelúcia que eu tinha aqui - presentes de ex-namoradas e etc - em cima da cama e fui trocando a posição deles só pra dar uma idéia de movimento. O resultado foi esse:

The Mushroom, the Frog and the Missed Dog


Só pra adicionar mais uma coisinha, aqui vai o primeiro trabalho do Tim Burton (o qual eu sou fã quase-fanático) em animação stopmotion.

Vincent


Era isso então.